segunda-feira, 28 de maio de 2007

Religião em questão

Assisti esses dias em um debate na TV Cultura um debate interessante: discorriam sobre a perda de fiéis da igreja católica para as igrejas evangélicas e atribuíam isso ao fato da igreja católica não se modernizar, como no caso da camisinha, homossexualismo e aborto, então o teólogo convidado observa algo importante:

A igreja católica não está perdendo fiéis porque ela não se modernizou, mas exatamente o contrário, foi porque ela avançou em questões essenciais. Apesar de estar obviamente atrasada em relação a alguns assuntos a igreja católica está abandonando o uso de diversos cânones como o Inferno de fogo, o demônio, o limbo, sofrimento eterno etc, pregando que todas as religiões tem seu lugar e todas as pessoas serão de alguma maneira salvas por um Deus misericordioso.

As pessoas estão abandonando o culto católico por outros com almas penadas que querem o mal, com demônios que estão espreitando em qualquer encruzilhada, com um Deus punitivo, mas que protege das maldiçoes das outras religiões pagãs.

Percebi que dai vem o sucesso das Igrejas evangélicas, quando alguém é ameaçada de maneira tão veemente não tem alternativa que não seja seguir a palavra do pregador. Esta pessoa vai parar de se embriagar por medo, vai parar de trair seu conjugue por medo, vai administrar melhor seu dinheiro, vai melhorar sua vida e vai amar a Deus e a igreja por ter lhe proporcionado tudo isso. Com ajuda de estratégias de marketing bem elaboradas o seu vizinho vai ver como ele mudou pra melhor desde que entrou para aquela religião e se sentirá inclinado a comparecer no próximo culto. As pessoas não buscam mais a salvação, ou paz de espírito, elas querem proteção e alguém que lhes diga o que fazer, um retorno ao medievalismo.

O mais o interessante é que este retorno ao medieval não está acontecendo apenas no ocidente mas também no oriente. Daqui vemos os muçulmanos do Oriente-médio como um povo muito primitivo e bárbaro, não lembrando que ali se levantaram as civilizações mais avançadas da humanidade, estas que moldaram grande parte dos aspectos de nossa vida moderna; não percebemos que esta violência, intolerância religiosa, opressão contra as mulheres é um sintoma muito atual de uma sociedade em colapso.

Prece que existe algo terrivelmente errado no mundo e que nosso inconsciente coletivo vem nos levando a tomar atitudes defensivas em escala global.

Por algum motivo a necessidade humana de criar seres onipotentes que lhes ofereçam proteção está se exacerbando.

Em que circunstancias a sociedades se defende tornando seus deuses mais fortes e presentes, contra esse inimigo opressor?

Quem é esse inimigo?

Nenhum comentário: