quarta-feira, 30 de maio de 2007

O grande irmão morreu.


Vocês não sabem o quanto eu fiquei surpreso quando me toquei da verdade sobre o GRANDE IRMÃO (fazendo referencia à distopia de George Orwell “1984”), aquela figura onisciente e onipresente, que tem sido culpada por tudo o que há de mal no mundo, de quem falamos quando acusamos os políticos de não dar educação para o povo para deixá-lo ignorante e manipular melhor, que a mídia nos submete a uma lavagem cerebral para nos tornar maquinas consumistas estúpidas, enfim, todo o tipo de teorias da conspiração.

Quando se olha por dentro de cada um dessas entidades descobrimos que não havia plano nenhum! Que a mídia só mostra o que o povo quer ver, que os políticos só querem se manter no poder (e alguns até representar o povo), que a igreja realmente acredita que esta certa e defende seus interesses, que o mercado só repete as valhas fórmulas e que o capitalismo está marchando de forma autônoma.

Não existe plano-mestre, os detentores do poder não são marionetes de grandes-mentes-brilhantes-sem-escrupulos, porque não existem tais mentes. Não estou dizendo que não há manipulação da mídia, do estado, da religião e do mercado, existe, e muita, o que não existe é a organização suprema que rege este ou aquele poder na busca de um fim perverso, apesar de às vezes parecer ao vermos a atual miséria humana.

Estas imagens de poder, como muitas outras imagens,sao apenas criações desta humanidade que nao consegue entender sistemas complexos, entao os simplifica criando idolos representativos. As forças que regem a humanidade não funcionam como devem porque são instituições humanas, repleta de seres egoístas, medrosos, falhos e limitados à mercê da maré dos fatos.

Foi daí que caiu por terra mais uma das minhas ilusões juvenis, pois já não existia mais um inimigo contra quem lutar, o que torna a batalha muito mais difícil. O velho modelo de luta por direitos e liberdade não funciona mais porque esta ultrapassado, esta ultrapassado porque o GRANDE IRMÃO é, na realidade, apenas a sobra projetada pela monumental estupidez humana!

Nenhum comentário: